Trânsitos e energias do mês de dezembro
- Mirelle Coppi
- 2 de dez. de 2024
- 4 min de leitura

O último mês de 2024 se inicia – e junto com ele esse blog. A Lua Nova do dia 1º mostrou seus frutos, e cá estamos.
Dezembro começa sob essa influência intensa, onde Sol e Lua estão em conjunção no signo de Sagitário. A Lua Nova é um momento de inícios, começos. E quando em Sagitário, falamos sobre expandir nossas perspectivas, queremos olhar além. Aproveite esse momento para dar um novo passo, colocar a cara no Sol e olhar a vida com um pouco mais de coragem e positividade. O copo tende a estar meio cheio – pelo menos é assim que enxergarmos.
Logo em seguida, essa Lua se opõe a Júpiter em Gêmeos. Viveremos um momento de desgaste mental intenso, um excesso de informações turbulentas que nos sobrecarregam – necessidade de se aprofundar, vontade de se manter na superfície. Um lado nosso quer se jogar de cabeça, o outro quer apenas colecionar fatos e informações. Quero estudar ou quero ficar rolando o feed? Quero sair de casa ou quero conversar no WhatsApp? Quero viver a vida ou quero conversar sobre a vida?
Mercúrio retrógrado em Sagitário acentua ainda mais essa turbulência. O caos mental pode imperar por alguns dias.
Mais ao final dessa primeira semana, no dia 06, Marte fica retrógrado em Leão – e assim ficará por muitas semanas. Marte, o nosso guerreiro, aquele que nos dá energia para agir. Espere por dificuldades para dar andamento em seus projetos e se prepare para a sensação de que as coisas não andam. Ao contrário de Mercúrio, que fica retrógrado 3 vezes ao ano, Marte não está tão habituado assim a esse fenômeno: Marte quer agir, seguir em frente, e a retrogradação pede que se dê um passo atrás. Dê um passo atrás também, reflita sobre o que é necessário fazer ou ajustar no presente (ou no passado) para conquistar o futuro que você deseja.
Já no dia 07, teremos Sol em oposição a Júpiter, Mercúrio em quadratura a Saturno, Vênus entrando em Aquário e ficando conjunta a Plutão. Um dia cheio, movimentado, cheio de expectativas e uma necessidade extrema de renovação, de novidades. Meça os passos que você realmente pode dar. Por vezes, achamos que conseguiremos abraçar o mundo. Por vezes, esquecemos que somos capazes de abraçar alguém. Se for necessário, se abrace. Mas sempre de maneira comedida. Aquelas necessidades quase obsessivas talvez não sejam tão urgentes assim. Respire fundo.
Mais ao meio do mês, temos Vênus ficando oposta a Marte no dia 12. Uma Vênus em Aquário, que olha para todos, se opondo a um Marte retrógrado em Leão, que olha apenas para si. Ainda sentindo as energias do encontro de Vênus com Plutão, você poderá ver seus desejos se tornando realidade. Será você o desejo de alguém? A resposta pode vir em breve.
No dia 15, teremos uma Lua Cheia em Gêmeos. Lua de colheita, onde os frutos dos nossos esforços brilham bem na nossa frente. Mercúrio encerra seu período retrógrado neste mesmo dia. Sol e Lua em oposição. Sol e Lua em quadratura com Netuno. Aproveite este momento e olhe para dentro, guarde sua energia. O que você busca só será encontrado dentro de ti. Não se entregue aos grandes movimentos que acompanham o feriado que se aproxima. Ao se recolher, encontrará as respostas que precisa. Elas chegarão em breve.
Em 21 de dezembro viveremos o solstício de verão aqui no hemisfério sul: o Sol ingressa no signo de Capricórnio! O período natalino, apesar de ser uma comemoração cristã baseada na esperança e no amor, será vivido sob fortes tensões. Saturno e Júpiter em quadratura, Lua oposta a Saturno e quadrando Júpiter, Mercúrio em oposição a Júpiter – todos trânsitos nada leves que estarão influenciando os dias próximos ao Natal. Além disso, o período entre o dia 25 e a vidara do ano não perde em nada, contando com Mercúrio em quadratura com Saturno & Vênus em quadratura com Urano. Leve a sério todas as necessidades internas que surgirem nesse final de ano, não as ignore: elas revelarão coisas muito importantes sobre você. Aproveite essas energias intensas e carregadas para refletir sobre quem você é. As conclusões que tirar sobre seu ano te mostrarão os caminhos que devem ser seguidos ao virar a folhinha do calendário.
Este é um mês ótimo para realmente fazer um balanço do que esse ano representou para você. Soa clichê, mas é real. O universo está te convidando, ora de maneiras agradáveis, ora de formas muito duras, a refletir sobre os caminhos que você percorreu.
Estamos vivendo os últimos momentos de Saturno em Peixes. Se você nasceu entre 1994 e começo de 1996, está vivendo seu retorno de Saturno. Estes são os últimos momentos para aproveitar as lições que este querido nada querido está te trazendo. Você está aprendendo? Se não sair do lugar, ele voltará daqui 29 anos, e sua dívida será maior ainda. Aproveite :)
Eu sou Mirelle Coppi, sua astróloga.
Para agendar seu horário, clique aqui!
Comments